A edição 2025 da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) será realizada de 6 a 10 de agosto. Realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, o evento chega a sua nona edição e se consolida como uma das maiores festas literárias do Brasil.
“Serão cinco dias de festa dedicada à literatura. Um verdadeiro caldeirão cultural que une o livro a diversos outros gêneros como a música, o teatro, as artes visuais e a gastronomia”, ressalta Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição cultural responsável pela realização da FLIPELÔ.
“A FLIPELÔ se consolidou no calendário nacional das festas literárias. Talvez sejamos a maior entre todas com uma programação que é toda gratuita. Fomos abraçados pela comunidade do Pelourinho, que soma na construção da festa. A cada ano aumenta o público baiano e de outros estados. Ano passado, mais de 250 mil pessoas vieram ao Centro Histórico nos cinco dias do evento”, completa.
Angela Fraga destaca a importância da FLIPELÔ no calendário cultural da Bahia e para o Centro Histórico de Salvador: “A FLIPELÔ é hoje um evento esperado pelo público. Somos felizes por esse sucesso. É um evento importante para a economia cultural do Centro Histórico. Ano passado, foram gerados mais de 1 mil postos de trabalho diretos e mais de 2 mil postos de trabalho indiretos. 153 espaços públicos e privados do Centro Histórico foram ocupados com programação, que contou com 151 escritoras e escritores nacionais e internacionais. Esperamos superar esses números este ano”.
Com uma programação 100% gratuita, a maior festa literária da Bahia, é uma criação e realização da Fundação Casa de Jorge Amado. É apresentada pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Motiva, por meio do seu Instituto, e do banco Itaú, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.