Notícias da Flipelô 2024

A Flipelô e o Pelourinho

Definitivamente o Pelourinho abraçou a FLIPELÔ e sem dúvida o evento conquistou o respeito e a atenção de toda a comunidades, moradores, donos de restaurantes, lojistas, vendedores ambulantes e artistas (galerias de arte) atuantes no Centro Histórico.

A FLIPELÔ promove diferentes “Rotas”: a gastronômica “Amados Sabores”, oportunidade em que são promovidas oficinas de qualificação em atendimento e boas práticas com alimentos, além de acompanhar a evolução do faturamento e da aceitação do público, a partir de pratos inspirados na temática da edição da festa literária. 

A Rota das Artes envolve as galerias e atelieres do Pelourinho, quando, também, os artistas são estimulados a criar obras a partir do autor homenageado da edição. 

Já a Rota dos Museus envolve diversos equipamentos culturais que abrem as suas portas gratuitamente ao público durante os cinco dias da festa literária.

Como parte do envolvimento da comunidade com a FLIPELÔ, muitos espaços criam uma programação específica através do circuito “FLIPELÔ+” com ampla participação de quase todas as instituições culturais situadas no Centro Histórico de Salvador.

Cenário de algumas das principais histórias de Jorge Amado, o Pelourinho abriga também um importante e raro conjunto arquitetônico, o primeiro do Brasil, em cuja estética se percebe a diversidade de fatos que moldaram a nossa história e nacionalidade.

É neste cenário que, durante cinco dias, que reunimos estudantes, críticos literários, autores, artistas e público em geral interessado em um evento onde a literatura esteja em evidência e em constante interação com outras linguagens artísticas.

plugins premium WordPress